Criado para ser uma referência no setor da construção civil, o CPatla com Bloco DVG Sical foi projetado para apresentar todas as vantagens do Bloco DVG Sical, além de oferecer soluções construtivas inteligentes para as mais diversas edificações.
A DVG Sical construiu o que nomeou de CPAtla , Centro de Pesquisa Acústica e Térmica para Lajes e Alvenarias, onde cada detalhe foi projetado e executado com as boas práticas essenciais na construção civil.
A ideia, segundo o diretor da DVG Sical Éder Campos, é formar parcerias com instituições de ensino técnico e universitário, laboratórios de ensaios, calculistas, arquitetos, projetistas, ou seja, com toda a comunidade da construção civil, abrindo o CPatla com Bloco DVG Sical para ensaios, pesquisas e visitação.
O centro, criado para ser uma referência na área, vai ocupar um prédio de 2 andares, com aproximadamente 130 metros quadrados de área construída total. São 4 apartamentos, sendo 2 apartamentos por andar, cada um com sala conjugada com cozinha, 1 banheiro e 2 quartos.
De acordo com a engenheira civil Stefane Vitorino, gerente técnica e comercial da DVG Sical, “o primeiro andar será todo estruturado em concreto armado, com uma parede funcionando como a divisória entre os apartamentos fazendo, assim, a divisão de quarto com quarto, que é o ponto mais crítico a ser analisado em se tratando do conforto acústico. Concebemos esse protótipo para que fossem realizados ensaios reais de obra”, afirma. A arquitetura permitirá a criação de diversas tipologias de paredes e situações de ambiente para os ensaios, de acordo com as metodologias adotadas para o atendimento à Norma de Desempenho NBR 15.575 – ABNT.
O segundo pavimento será autoportante, de alvenaria estrutural, com a utilização da classe C35, ou seja, com resistência à compressão de 3,5 MPa, tendo a laje pré-moldada apoiada sobre a alvenaria. A parede de divisória entre apartamentos não terá o apoio da laje e poderá ser removida para a variação das tipologias de parede.
com Boco DVG Sical
Será possível também fazer ensaios dos sistemas de piso, com a concepção de lajes, diferenciando-as entre maciças e nervuradas, afirma Stefane. As lajes nervuradas se dividem em dois modelos: as compostas pelas cubetas (fôrmas de polipropileno) e as compostas pelo preenchimento inerte com o bloco de concreto celular autoclavado (BCCA), o bloco-laje. “Conseguimos na arquitetura e no projeto de cálculo estrutural conceber o protótipo para trabalhar essas diferenciações de sistemas construtivos, a fim de realizar todos os ensaios possíveis e pertinentes em uma obra pronta.”
Stefane Vitorino explica ainda que o Centro de Pesquisa CPatla com Bloco DVG Sical será também uma demonstração do bloco CCA como solução para as construtoras, no que se refere ao desempenho acústico dos ambientes, de acordo com o que a norma exige. “Para cada um desses itens há requisitos e critérios de desempenho a serem atendidos e os parâmetros a serem cumpridos.” Ela informa que outro objetivo do CPAtla é ser um espaço integrado às universidades, “possibilitando aos estudantes visitá-lo, pesquisar tipologias e até produzir ensaios para compor uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado, e até mesmo elaborar um artigo técnico-científico, por exemplo”.
Lorem Ipsum sit
Ameneth Ars Nova
Pherrats Atíguash
Cathedras Nonumy
Minerasth Consequat
Sediam Dimith Antigua
Contenta Brava
Aminia Cathedras
Seres Avida Mantisethas
Aragant Passibila
Manilla Ether Consequatem