Com fogo não se brinca.

Fique com a segurança dos

blocos DVG Sical

Com fogo não se brinca.

Fique com a segurança dos

blocos DVG Sical

Bloco de concreto celular autoclavado DVG Sical

Os Blocos Sical proporcionam conforto térmico, alta resistência ao fogo, conforto acústico, durabilidade, entre outras vantagens concedidas por sua composição, densidade, resistência e estrutura aerada. São também reconhecidos como o bloco verde, pois, sua produção é sustentável, devido ao reaproveitamento da água e de todo o resíduo gerado no processo fabril. Durante a execução dos sistemas de alvenaria, oferece uma alta economia na eliminação de perdas e, consequentemente, na geração de entulho, sendo possível tender à zero de perdas.
DVGSical fábrica autoclavagem dos blocos CCA
Outra vantagem é propiciar alta produtividade no processo executivo do sistema de alvenaria, que comparada a outros elementos, chega a ser superior a 35%, no que se refere ao tempo de execução. Também pode proporcionar consumo três vezes menor de argamassas de assentamento e de revestimento, devido à sua precisão dimensional, comparado aos outros produtos de alvenaria.

Vantagens do nosso bloco

O Bloco DVG Sical é conhecido mundialmente como bloco verde. Sua produção não contamina o meio ambiente, pois toda água e resíduos do processo fabril são reaproveitados. Durante a execução dos sistemas de alvenaria, proporciona uma alta economia na eliminação de perdas e, consequentemente, na geração de entulho, sendo possível tender a zero de perdas.

Os Blocos de Concreto Celular Autoclavado são incombustíveis (não queimam) e oferecem resistência ao fogo superior aos blocos convencionais. Uma parede executada com Blocos Sical de 12,5 cm de espessura, confere uma resistência ao fogo de 240 minutos, atendendo plenamente às normas de proteção contra incêndio. É altamente indicado para caixas de escada (rotas de fuga), salões de festas, obras comerciais, entre outros projetos. Nossos produtos são atestados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), por meio de ensaios realizados no Laboratório de Segurança ao Fogo, do Centro Tecnológico do Ambiente Construído. Utilizando o método estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na NBR 10.636:1989, para Determinação de Resistência ao Fogo, em Divisórias sem Função Estrutural, foram testados, com sucesso, blocos de 30 cm de altura, 60 cm de comprimento, com espessuras diferentes.

O Sistema de Alvenaria composto pelo Bloco Sical atende a várias zonas climáticas brasileiras quanto a sua transmitância térmica e quanto a sua capacidade térmica. Tem várias características que protegem o ambiente interno das variações de temperatura externa, reduzindo o consumo de energia por ar-condicionado ou calefação, mantendo o conforto térmico das edificações.

A estrutura aerada do Bloco Sical absorve melhor as ondas sonoras incidentes, dificultando a sua transmissão para o ambiente interno. É o mais indicado para compor um sistema de alvenaria, que proporcione desempenho acústico ao ambiente, conforme a NBR 15.575:2013, sem a necessidade de inserir outros processos específicos de acústica. Variando as espessuras dos blocos e dos revestimentos, é possível atender aos critérios da norma de acordo com as exigências para os níveis mínimos, intermediários ou superiores e de acordo com o ambiente a ser dividido. Em ambientes onde há necessidade de isolamento acústico, como salão de festas, boates e igrejas, por exemplo, a Sical oferece soluções em sistemas de alvenaria.

Nossos produtos oferecem a melhor relação de resistência por peso entre os materiais utilizados na construção de paredes. O Bloco Sical possui, em média, 2,5 Mpa de resistência à compressão para as alvenarias de vedação. Essa resistência mecânica, aliada às demais características do Concreto Celular Autoclavado, assegura maior durabilidade e resistência ao sistema de alvenaria. O rigoroso controle de qualidade da Sical – certificado conforme a ABNT NBR 13.438:2013 – garante a resistência à compressão dos blocos e a densidade aparente de massa.

Os Blocos Sical são mais leves que os materiais convencionais. As paredes construídas com nosso produto têm metade do peso de uma parede convencional, feita em blocos cerâmicos. O Bloco Sical possibilita a redução das cargas atuantes nas estruturas e fundações. Com densidade aparente de 550 Kg / m3 , facilita o manuseio e corte para fechar inclusive as modulações da alvenaria. Pode-se trabalhar com as informações de densidade do bloco CCA, a fim de considerá-las no carregamento das estruturas de concreto armado e estruturas metálicas, o que pode possibilitar economias nas armações e fundações, dependendo da tipologia da edificação e dos estudos realizados pelo calculista estrutural.

Os Blocos Sical não degradam nem alteram a sua composição ao longo dos anos, sendo imunes a ataques de parasitas. Seu processo de fabricação é composto por várias etapas que conferem a nossos produtos características únicas. Em sua última etapa fabril, onde os produtos entram em processo de autoclavagem com temperaturas e pressões bem controladas, os blocos ganham estabilidade química.

 

Os Blocos Sical aumentam a produtividade da mão de obra, reduzem o desperdício e proporcionam economia no consumo de argamassas de assentamento e revestimento. Um pedreiro pode produzir, em média, três vezes mais quando comparado com outras opções de bloco. O consumo de argamassa de assentamento pode chegar a ser 62% menor do que a quantidade necessária para a construção de paredes planas com blocos cerâmicos e 36% menor do que quando se utiliza blocos de concreto.

Os Blocos Sical se adaptam bem às estruturas convencionais de concreto armado, pré-moldado, aço e também às de madeira. Lorem ipsum sit amet consectetuer dans sed catheedras sitiueus altina maxima brava erates

Os Blocos Sical são os únicos que podem ser facilmente cortados com um serrote, sem gerar desperdício e facilitando a modulação das paredes. Podem ser escarificados e furados para embutir as instalações. Em função de suas dimensões maiores e por ser mais leve, comparado aos blocos convencionais, proporciona aumento de produtividade e garante melhor ergonomia aos trabalhadores.

A estrutura dos Blocos Sical é formada por células de ar fechadas, não conectadas, que dificultam a migração de umidade através das paredes. Lorem ipsum sit amet consectetuer dans sed catheedras sitiueus altina maxima brava erates

Compare com outros blocos

Compare com outros blocos

DVGSical obra Hospital Mater Dei Salvador (BA) construído com blocos CCA
DVGSical obra Hospital Mater Dei Salvador (BA) construído com blocos CCA
Tipo de Alvenaria DVG Sical CCA Cerâmico Concreto
Área de Construção (m²) 4,77 4,47 4,85
Comprimento Alvenaria (m) 3,06 3,11 3,07
Altura da Alvenaria (m) 1,56 1,44 1,58
Dimensões do bloco (cm) 60x30x10 29x19x9 39x19x9
Consumo de Argamassa Industrializada (kg) 62,00 162,20 96,60
Consumo (Kg/m²) 13,00 36,29 19,92
Número de blocos (unidades) 25,00 73,50 60,00
Tempo Execução (minutos) 17’23” 49’31” 47’53”
Tempo Execução (hora) 0,28 0,82 0,79
Produtividade (m²/h) 17,04 5,45 6,14

Hospital Mater Dei em Salvador/BA, construído com blocos da DVG Sical

Tipo de Alvenaria DVG Sical CCA Cerâmico Concreto
Área de Construção (m²)
4,77
4,47
4,85
Comprimento Alvenaria (m)
3,06
3,11
3,07
Altura Alvenaria (m)
1,56
1,44
1,58
Dimensões do bloco (cm)
60 x 30 x 10
29 x 19 x 9
39 x 19 x 9
Consumo de Argamassa Industrializada (kg)
62,00
162,20
96,60
Consumo (Kg/m²)
13,00
36,29
19,92
Número de blocos (unidades)
25,00
73,50
60,00
Tempo Execução (minutos)
17’23”
49’31”
47’53”
Tempo Execução (hora)
0,28
0,82
0,79
Produtividade (m²/h)
17,04
5,45
6,14
DVGSical blocos de concreto celular autoclavado ampliação

Conceito

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define o Concreto Celular Autoclavado, na NBR 13.438:2013 como: “Concreto leve, obtido através de um processo industrial, constituídos por materiais calcários (cimento, cal ou ambos) e materiais ricos em sílica, granulados finamente. Esta mistura é expandida através da utilização de produtos formadores de gases, água e aditivos que, após a cura e o corte são submetidos à pressão e temperatura através de vapor saturado. O concreto celular autoclavado contem células fechadas, aeradas e uniformemente distribuídas”.
DVGSical história do bloco CCA

História

O Concreto Celular Autoclavado foi desenvolvido no norte da Europa como produto alternativo à madeira na construção de residências. As pesquisas por um novo material começaram por volta de 1880, época com intensa ocorrência de incêndios. O método de fabricação da mistura aerada foi patenteado em 1920, na Suécia, pelo arquiteto Axel Eriksson, e a primeira fábrica começou a produzir em 1929, no país nórdico. O novo produto ganhou mercado não só por ser resistente ao fogo, proporcionando um maior tempo de fuga aos moradores em caso de incêndio, mas também por garantir conforto térmico. Seu uso se espalhou pela Europa, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, sendo hoje a Alemanha sede de um dos maiores produtores de Concreto Celular Autoclavado do mundo. No Brasil, o CCA vem sendo produzido e utilizado desde 1957.

Open chat
💬 Precisa de ajuda?